PROBLEMA 2



Um centro de distribuição de grandes proporções possui sistema implantado de gestão (WMS), assim, o fluxo de material e informação da entrada, armazenagem e saída do material é bem controlada. Todavia, o sistema está sujeito a erros humanos, de manobra das empilhadeiras, posicionamento correto dos garfos para evitar acidentes do empilhamento ou o pallet foi alocado no endereço correto.



Introdução





O CD (Centro de Distribuição) desta grande empresa tem todo o fluxo de material e informação automatizados. Com auxílio de códigos de barra se sabe o que esta dando entrada, pra onde deve ir, onde está armazenado e a quanto tempo.


Porém, como a atividade de manuseio das cargas é humana ( operadores de empilhadeiras retiram dos caminhões, levam para o local, empilham, desempilham e carregam os caminhões) existe um grande risco de erros de carga na posição errada até graves acidentes por erro de manobra de empilhadeira, ou mesmo queda de carga.


Assim, os sintomas dos problemas no CD são:

a) Durante a retirada e colocação dos pallets nos caminhões, as empilhadeiras podem errar nas manobras e caírem nas docas vizinhas, baterem no outro caminhão estacionado, chocar em pessoas ou em outras empilhadeiras/obstáculos.

b) O operador pode errar o endereço no porta-pallet e assim quando o dado pallet é requerido ele pode não ser encontrado causando atrasos em um processo que muitas vezes é sensível em relação ao tempo (alguns clientes demandam uma janela específica de tempo para receber as encomendas, consequentemente a saída do CD também tem que respeitar o limite).

c) Como os porta pallets tem 12 metros de altura, existe grande risco erros de posicionamento na inserção dos garfos da empilhadeira para colocar ou retirar o pallet da vaga, principalmente nas posições mais altas. Já houve acidente em que quando o operador manuseava uma carga de 500kgs no último nível, esta caiu derrubando outras 40 cargas.



Mas é importante lembrar: as soluções e problemas são muitas vezes universais; a viabilidade técnica e financeira é fundamental´; se não é fácil de implementar, não está solucionado.






Detalhamento



Um centro de distribuição moderno que armazena insumos (aproximadamente 1/3 do espaço disponível) e produtos finais (carga dos pallets variando até 500kgs), com estrurura metálica porta pallets com 12metros de altura.


O processo de entrada material é composto das seguintes etapas: extração dos pallets dos caminhões nas docas (niveladas para a altura do caminhão) por empilhadeiras frontais, endereçamento para a vaga correta no porta pallet, elevação para o vaga por empilhadeira retrátil. Para a saída é exatamente o inverso: Localização do pallet, descida do material com empilhadeira retrátil, transporte por empilhadeira frontal até o caminhão.


Todo este processo juntamente com as partes complexas de gestão de demandas ("order picking"), gestão de giro, etc , é comandada por uma solução digital que utiliza um códigos de barra com respectivos leitores pelos operadores e um sistema WMS (Warehouse Management System).


Porém, como dito acima, como o manuseio é todo humano, mesmo que se tenha um sistema para gestão de todos as etapas, não dá para garantir que o operador não errará nas manobras, no posicionamento dos pallets e na elevação/colocação retirada/descida das cargas.


Resumo da Solução Buscada:


Meio de automatizar o impedimento de erros do operador no manuseio das cargas ou automatizar o manuseio da carga.




Dúvidas sobre o problema?





envie suas dúvidas que em breve responderemos para você e publicaremos aqui para todos !