PROBLEMA 1



A linha de produção e montagem de quase toda a fábrica é monitorada com "feedbacks" em tempo real para assim, agilizar as respostas aos problemas que surgem. Porém, no setor inicial, chamado de Chaparia e Aramados, no qual se prepara as chapas de aço para a produção e toda a parte de aramados, este processo ainda é todo manual e assim proporcionando imprecisões nos dados e consequentes problemas.



Introdução





Indústria de produção de freezers comerciais com variedade de modelos que podem seguir em duas linhas, a linha branca e a linha logomarcada. A linha logomarcada é feita completamente sob demanda (Just-in-time) enquanto a linha branca tem produção continua.


Ambas as linhas apresentam um bom nível de controle e monitoramento e a empresa consegue ter feedbacks rápidos para falhas e desvios de produção. Todavia, o setor de chaparias e aramados, que alimenta as duas linhas, não consegue ter esta resposta rápida e precisa pois depende de um trabalho manual de conferencia e report, sendo a compilação desses dados apenas mensal.


E portanto, apresentando as seguintes consequências:


1)Problemas de produção neste setor, que é o start de ambas as linhas, demoram a ser percebidos, consequentemente atrapalha o PCP de toda a empresa.

2)As informações coletadas não são confiáveis pois o fator-humano impacta na coleta de dados, tanto na coleta quanto no registro. Deste modo, a empresa não consegue tem uma visão precisa da produtividade e de todo o status bem como não podendo ter uma precisão da disponibilidade do setor.


Mas é importante lembrar: as soluções e problemas são muitas vezes universais; a viabilidade técnica e financeira é fundamental´; se não é fácil de implementar, não está solucionado.






Detalhamento



O setor de Chaparia é composto basicamente de 3 equipamentos: Puncionadeira, Viradeira e Linhas de Corte, enquanto o de Aramado é primordialmente manual na preparação e solda de todas as peças aramadas. Neste setor, de todos os equipamentos, apenas a Puncionadeira é controlada por computador.


O monitoramento para status dos processos e ocorrências é feito a partir da coleta manual de dados em uma planilha em papel pelos operadores do setor, posteriormente os dados coletados vão para o computador mas a análise do compilado ocorre mensalmente.


LINK PARA PLANILHA EM PDF

LINK PARA PLANILHA EM XML

(Lista de códigos de erro no fim da panilha)

Como os dados são coletados manualmente por pessoas diversas, a incosistência e imprecisão das informações é enorme, tornando os dados não confiáveis. Do mesmo modo, a visualização das ocorrências não é imediata e portanto a resposta para ocasionais problemas que surjam também demora e, como este setor alimenta toda a linha de produção, consequentemente, gera atrasos na produção.


Resumo da Solução Buscada:


Meio de automatizar captação e análise dos dados do setor de Chaparia e Aramado para que a empresa possa responder mais rápido aos problemas que surgirem bem como terem um retrato mais fidedigno da produção do setor.




Dúvidas sobre o problema?





envie suas dúvidas que em breve responderemos para você e publicaremos aqui para todos !